terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Provas a mais

Ontem foi dia da segunda fase de admissão para a empresa multinacional que falei numa publicação anterior. Se pudesse resumir estes testes numa única palavra, talvez fosse: MEDO! Os testes consistiam em cinco grupos diferentes, mas todos eles em formato online.

Comecei por ler o e-mail que explicava em que consistiam as provas, tudo muito lentamente, para não me escapar nenhum detalhe. Verifiquei que a prova iria demorar cerca de hora e meia. Pus de lado uma folha, uma caneta e a calculadora. E registei-me.
A primeira prova era um questionário de personalidade! Ok, esta era a parte mais fácil. Mas era daqueles testes em que tínha que dividir seis pontos por três afirmações, de acordo com o que considerava mais importante. Bem, como dizer, aquilo é horrível. A primeira até foi fácil dividir os pontos, porque facilmente duas das afirmações se destacavam. À medida que foram passando as afirmações aquilo deixou de ter sentido. Por mim dava 6 pontos às três frases. Como é que queriam que eu escolhesse, se eu me identifico com as três afirmações? Se me colocam afirmações idênticas como esperam que eu escolha? Posso sempre fazer uma distribuição equilibrada, mas e depois não vão achar que eu não tenho personalidade porque não consigo escolher e porque não me destaco em nada!?!
Depois passei para a prova de raciocínio numérico. Aqui pensei: "Ok Rafaela, tu nisto até te safas muito bem, vai ser fácil!". Muito enganada eu estava. Eram cerca de 49 questões e eu só consegui responder a cerca de 20 (mas tinha apenas 12minutos). Logo aí, dá para perceber como eram as perguntas. Era mais uma lógica de interpretação de resultados de uma organização. Descobri que a lentidão predomina a minha pessoa. Ou será que isto é normal e várias pessoas sentiram o mesmo? Sinceramente, espero que sim!
De seguida vieram as provas de raciocínio verbal. Não posso dizer que tenha corrido muito mal, mas também não correu bem. Mais uma vez em 49 questões apenas respondi a 25. Desta vez respondi com mais certeza, mas mesmo assim, digo medo para aquela prova.
A prova que me correu melhor foi a prova de lógica. Era uma daquelas provas de figuras, descobrir qual a figura que falta na imagem. Posso dizer que acho, repito, acho que me correu bem. Nesta tinha 12 minutos, mas não tinha um número de exercícios, ia fazendo e passando para a seguinte. Penso que até fiz um número razoável de exercícios.
Por fim foi a prova de inglês que consistia em três provas: vocabulário, construção frásica e ortografia. Como dizer isto: sou uma nódoa a inglês. Eu nunca tinha visto muitas daquelas palavras. É que nem com a ajuda do Google tradutor consegui me safar decentemente. Aquilo tinha palavras idênticas umas às outras, com significado semelhante. Como queriam que eu conseguisse escolher decentemente o que colocar?
Enfim, como se pode verificar ou os outros candidatos tiveram tantas dificuldades como eu, em completar as provas (não desejo o mal aos outros, mas espero bem que sim), ou então era uma vez a terceira fase! Eu gostava de saber o porquê de tanta complexidade?!? Ok, percebo a ideia de escolher os melhores dentro dos melhores, mas será que é necessário ir tão fundo? Eu sou daquelas pessoas que me safo muito melhor presencialmente, será que não podiam passar logo a essa fase? Eu iria agradecer. 
Aqui fica um apelo a todos os diretores/as de Recursos Humanos das empresas para as quais mandei CV´s: "Por favor, contactem-me e deixem-me falar convosco! Não se ponham a inventar provas e mais provas, que só um génio as consegue completar (e mesmo assim dúvido que ele não saísse de lá com a cabeça toda baralhada). Obrigada!"

Sem comentários:

Enviar um comentário