sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Como apoiar os verdadeiros amigos?!?

Hoje é sexta-feira, dia que antevem o melhor de uma semana. O fim-de-semana!
Ainda não tenho grandes planos para este sábado à noite, mas espero que a inspiração amanhã esteja bem mais apurada que a de hoje.

Ainda à pouco ligou-me uma grande amiga minha. Amiga essa que ainda não terminou a sua licenciatura (apenas faltam duas cadeiras) e já está em mestrado. Engraçado (ou então não) ver que o mestrado lhe está a correr super bem, mas aquelas duas cadeiras da licenciatura estão a dar-lhe luta de uma maneira impressionante.
Ligou-me em pânico. Ligou-me a chorar de uma forma tão intensa como nunca a tinha visto. E sinceramente nunca pensei vir a ouvi-la naquele estado. E a que se devia aquele estado? O último exame de licenciatura que vai fazer daqui a umas três horas e ela não está a conseguir lidar com isso. Como se ajuda nestas situações? Bom, eu convidei-a para vir almoçar comigo aqui perto do trabalho (almoço esse que deve estar para acontecer). E espero que ela desabafar e estar um pouco distraída com assuntos fora do exame ajude. Penso que ela só tem que ser mais positiva. Mas para uma pessoa que não é positiva por natureza é complicado. Eu quero o melhor para ela, e às vezes sinto-me um pouco impotente por não conseguir apoiar mais e melhor. Espero que este almoço a ajude realmente a acalmar-se e a ver que o stress anterior a um exame é normal e que só temos que conseguir ser superior a ele. Dizer "Ok, não é o stress nem os nervos que vão mandar em mim, mas sim eu neles!".

Tenho a sensação que por mais amigos que sejamos de alguém, nunca estamos preparados para ver essa pessoa no fundo, ver essa pessoa no seu pior. Eu sou uma pessoa extremamente alegre e acho que passo a ideia de que ando sempre bem com a vida, e noto que quando mais precisei dos meus amigos, quando estive mesmo no meu pior, quem me deveria apoiar foi quem mais precisou de me ver bem, ou seja quem mais precisou de mim. Claro que não é por mal, claro que não é porque não gostam de mim, ou porque não se preocupam. Simplesmente não sabem lidar com a minha tristeza, o meu sofrimento. E como normalmente sou eu quem apoia, sou eu quem anima o pessoal à minha volta. As pessoas ficam atrapalhadas, sem saber como me ajudar.
Amigos, um abraço apertadinho ou um mero convite para eu me distrair é o mais importante e o melhor para mim nessas alturas. Ah e se não for pedir muito, deixarem-me falar como se não houvesse amanhã (o que sem margem para dúvidas é a minha especialidade). Palavras amigas por vezes não são necessárias, os gestos são o mais importante para mim!!!
Penso não ser a única a sentir-me desta maneira! Ou serei?!?



Sem comentários:

Enviar um comentário