quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

A entrevista!

Hoje tive a tão aguardada entrevista individual para a multinacional que tenho vindo a falar aqui no blog.
Resumindo numa palavra: tranquilo! É engraçado que duas horas antes estava uma pilha de nervos, mas assim que pus um pé na porta do edifício os nervos desapareceram e a postura de descontração dominou-me por completo (pelo menos penso que transmiti essa ideia).
A entrevista durou cerca de 50 minutos. São aqueles minutos preciosos que temos para nos vender ao máximo, para mostrar o que de melhor temos. Fui respondendo às questões que me foram sendo colocadas, tudo de uma forma bastante relaxada e sempre com um sorriso na cara. Queria mostrar aquele lado simpático que chama a atenção às outras pessoas.
Foram falados temas como: percurso académico, experiências profissionais, objetivos de vida, defeitos e qualidades, projetos pessoais, o que espero da empresa e o porquê de escolher aquela empresa para trabalhar.
Acho que de forma geral posso dizer que tive uma boa entrevista. Tive foi uma lacuna que em pleno século XXI e com a minha idade (22 anos) já não deveria acontecer, o inglês! Bom, quando a senhora me fez uma questão em inglês com o intuito de ver como estava realmente o meu inglês foi uma vergonha. Não me lembro de me sentir envergonhada daquela forma à muito tempo, muito tempo mesmo. Tentei safar-me, mas sinceramente tenho noção do nível fraquíssimo que atingi naquele preciso momento. Fraco ao ponto de eu sentir que quem me entrevistava queria me passar à última fase mas que o inglês poderia ser o causador da minha reprovação. É triste ouvir-se que temos o perfil indicado para o que a empresa procura mas que por causa de uma questão como as línguas poderemos ficar pelo caminho! Sem dúvida que terei que trabalhar mais neste aspecto. Não posso adiar mais!
Quando chegou a parte da questão "E salário? Quais as expectativas?", confesso que também tremi um pouco. Mas acho que dei uma resposta fundamentada e aceitável. Respondi entre 800€ e 1000€ líquidos, argumentando com a questão do que recebo atualmente e do que observo do mercado de trabalho em que os meus colegas estão inseridos. Terá sido abusado da minha parte?!? Espero que não.
No final a senhora explicou-me a fase que falta, que será um dia dentro da organização. E os cargos que estão disponíveis de momento. Devo dizer que gostei bastante do que têm para oferecer. Espero que me seja dada a oportunidade de mostrar que estou disposta a trabalhar na minha maior falha, o inglês, e que tenho muito para dar à organização!
Se ficar pelo caminho da seleção, terei que começar seriamente a pensar na questão do que vêm a seguir! Um bom projeto pessoal para investir o meu tempo e a minha vontade de trabalhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário