sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

O dia da entrevista

Hoje foi o dia da dinâmica de grupo para a multinacional!
Como posso descrever a entrevista?!? Confusa, talvez seja a melhor palavra. Comecei logo mal, visto que cheguei mesmo em cima da hora e já lá estavam todos os meus "ferozes concorrentes". O meu primeiro impacto foi olhar em meu redor, para fazer uma breve análise da primeira impressão dos mesmos. Rapidamente vi que eram maioritariamente homens, mais precisamente sete. Ao canto da sala estava uma rapariga sentada, que se notava claramente que estava nervosa/ansiosa para o que aí vinha.
Passados cerca de cinco minutos chamaram-nos a todos para uma sala. Em que primeiramente uma senhora explicou um pouco da história da empresa e os seus ideias. Confesso que não ouvi metade do que foi dito, só pensava na prova seguinte. Antes de explicar a dinâmica de grupo disse para o que estávamos a concorrer e confesso que desanimei na hora. Não porque a oportunidade e a empresa não sejam boas e super interessantes, mas sim porque me apercebi que eles não tinham um objetivo concreto, ou seja, ok sabem perfeitamente o perfil que procuram, mas não tem um número de vagas fixo nem uma área de trabalho bem definida. E eu pensei: "Ok, o nome do artigo de recrutamento era Commercial Talents ou eu é que li mal?!?". Como podem afirmar que não há uma área específica?!? Serei eu má interprete? Talento comercial vem da área das vendas , certo?
Após a apresentação da empresa, foi nos pedido que nos apresentássemos. Como ninguém se voluntariou, eu fi-lo. Fui a primeira, tive cerca de 3 minutos a falar de mim, imenso tempo por sinal, mas foi o pedido! Acho que foi uma atitude positiva, ter-me voluntariado e penso ter dito os pontos que me fazem diferenciar dos outros concorrentes.
Depois deu-se início à entrevista propriamente dita. A dinâmica consistia, de uma forma bastante resumida, ler atentamente o perfil de seis clientes e dividir as prateleiras de um armazém na área da decoração de casas de acordo com os clientes, exigências e produtos. Ok, bastante interessante e interativo. Gostei logo do que íamos fazer.
Começamos por ter 15 minutos para ler todos os perfis dos clientes e tirarmos as nossas notas de forma individual. Após esse tempo, informaram-nos que iriamos ter cerca de meia hora para tirarmos conclusões sobre a tal divisão em grupo. Bom, começou o tempo. Custou a primeira pessoa falar, mas depois todos tinham sugestões para dar. De uma forma geral, acho que quem se destacou fui eu e mais dois rapazes (tirando a modéstia, claro), muito embora a outra rapariga também tenha tido umas boas intervenções. Acho que consegui participar, sugerir boas ideias, por questões pertinentes e ouvir os outros.
Houve lá uma situação super engraçada! Em que um dos indivíduos, deve se ter apercebido que ainda não tinha participado em nada, e então achou por bem participar à força. Bem, estávamos a fazer um ranking da importância das empresas. Quando ele se saí com a fantástica frase "E se não colocássemos prateleiras?!?". Ok amigo, boa intervenção! Não se tratava apenas de um supermercado como era explícito que isso não era uma discussão, era um ponto assente do enunciado. Este ficou arrumado, mais valia ter ficado calado do que participar de uma forma descontextualizada.
Relativamente ao que esperar da entrevista, sinceramente não sei. Até acho que me correu bem, consegui passar a ideia que queria de mim, penso eu! Mas com aquela intervenção inicial, de que não sabem ao certo o que dali vai sair, é complicado ter uma ideia. Vamos aguardar! Dei o meu melhor, agora só posso esperar.

Sem comentários:

Enviar um comentário